sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Futuro do Páis




Julho de 2008, mês de férias escolar, onde estão as crianças desse Brasil, o que fazem durante esse período? No extremo leste de São Paulo em S. Miguel me deparei com um grupo de crianças, que em meio-a dificuldade local do bairro encontram divertimento.
São 00hs e alguns minutos, faz muito frio em SP, e esses garotos se divertem em volta da fogueira, que fica a margem do rio tiete e ao lado do lendário campo de futebol do Bahia, que hoje é um terminal de ônibus. Em volta do fogo eles brincam, se divertem, se aquecem em quanto o tempo passa, pois muitas dessas crianças ainda não sabem o que é ter uma televisão ou um micro computador em casa, outros nem família têm. Mas nem por isso deixam de ser criança, se divertem do jeito que da, são criativos! Transformam um cenário de tristeza em alegria.

No dia seguinte não foi diferente, diversão não falto para essas crianças, soltam pipas, jogam futebol e quando se cansam ficam observando o rio, os ônibus que ali passam e o trem que passa por cima de uma parte do córrego.

Olhando para o futuro nesse mesmo anglo, esse lugar provavelmente vai estar vazio a não ser que construam alguma estrutura ali, ou se outras crianças usarem esse lugar para brincar. Ainda de olho no futuro, mediante as circunstancias local, da pra notar que alguns não passaram dos 15, 20 anos de vida, outros não terminaram o 2° grau, outros estaram sujeitos a ser presos por n motivos, outros irão se tornarem pais de famílias, e apenas um entre os seis garotos, ira se forma na faculdade, ou se torna músico, jogador de futebol, pastor, professor, jornalista ou empresário.

Fotos/Texto:
Carlos Negrulho
Fotos: Campo do Bahia em S. Miguel Pta as margens do rio Tiete.

Nenhum comentário: