segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Rádio.




O rádio nasceu de uma manifestação popular. A AM (Amplitude Moduladas) usa uma linguagem próxima do ouvinte, buscando mais intimidade com o publico, se preocupa com a participação deles no ar, geralmente as rádios transmitem 70% de informação e 30% de música.
A FM (freqüência moduladas) usa uma linguagem direta e objetiva, busca instantâniedade e fidelidade do ouvinte. A música é seu caro chefe.
As principais características do radio são: linguagem oral, mobilidade, instantâniedade e a sensorialidade. O texto é simples, claro, direto, a música da ritimo ao texto, ilustra o, conteudo e substitui as palavras; efeitos sonoros, ruídos, criam um ambiente que instigam a imaginação.

E para os apreciadores e colecionadores de aparelhos de radio, vai ai alguns modelos que marcaram época no Brasil e no mundo. Em um bate papo bem descontraído com Aníbal Carlos, proprietário e vendedor dessas raridades ele nos conta um pouco sobre as marcas e anos de fabricação.
O 1ª é um Philco modelo Transglobe de 1975, acima temos o americano GE fabricado em 1958, ao lado esquerdo ganhado destaque com o seu vermelho Ferrari tem o charmoso Randix, também americano, que foi sucesso no ano de 1982, e por fim, a baixo do Randix, uma replica do radio alemão dos anos 30, ele é o Grundine, clássicos dos clássicos, pra fechar com grande estilo.

Todos estes modelos estão expostos na P. Bedito Calixtro, todos os sábados á partir das 10h da manhã.

Texto/Fotos:
Carlos Negrulho.

Nenhum comentário: