segunda-feira, 3 de maio de 2010

Literatura é apenas uma literatura


No texto a Literatura é apenas uma literatura, Alexandre inicia conta a história em que uma aluna expressa o desejo pela literatura, mas não quer iniciar lendo uma obra com muitas paginas.

O professo a indicou um livro com poucas paginas e com um tema essencial para quem vai iniciar a pratica da leitura. A indicação feita pelo professor foi o livro; A Metamorfose, que fala da história sobre literatura, porém no termino da leitura a aluna demonstrou sua profunda frustração pela leitura, a jovem encontrou algumas dificuldades na linguagem do texto que a levou a não compreender a obra.

O texto de Alexandre; Literatura é apenas uma literatura a borda o que é a literatura, e tudo que compõe uma obra literária, estabelecendo fio condutor entre o emissor e receptor deixando claro que a literatura é uma oportunidade que o leitor tem de ir além do que a obra do autor oferece. Ir além da obra consiste em romper com a transformação inicial da obra e desfraguimentar as diversas metáforas.

A introdução de um texto literário é mencionada como uma ferramenta que resume o texto, sendo ela a base que leva o leitor a entender o enredo, a linguagem e o estilo da obra.

A intertextualidade contida nessa obra de João Andrade permite o leitor de primeira viagem a navegar pelo texto sobre diversos pontos de vistas, tendo uma visão diversificada e panorâmica do assunto.

Uma obra entre suas muitas funções, trás em sua mensagem um ponto de reflexão, seja ela literária, pictórica ou de qualquer outro tipo.

A literatura não pode ser tratada somente como literatura por que dentro dela há História, Psicologia, Sociologia, esses elementos são dadas por ela por conta da linguagem literária e por isso as obras permanecem.

João entende que as obra deve provocar no leitor inquietação, caso contrário a abra deixa de ser interessante, devem relações significantes que levam a outros significados, para que seja utilizada também por outras gerações.

A intertextualidade tratada no texto; Literatura é apenas uma literatura faz uma ligação entre abra e o receptor, dando importância na experiência pessoal do leitor, pois o texto tem a função de dialogar com a vida do leitor, em verso da escola que trata o aluno como uma pagina em branco.

"A escola tende ajudar na discriminação, tem de dar elementos para avaliação, mas mais do que isso te, de mostra ao aluno, passar para ele, que a arte em geral – e a literatura tem em particular é um jogo, que contém elementos lúdicos fundamentais".


Texto/Resenha: Carlos Negrulho

Nenhum comentário: