sábado, 23 de outubro de 2010

Paulo Leminsk - 01


Paulo Leminsk começou a pesquisar a cultura japonesa e escrever haikai (micro-versos) aos seus 20 anos de idade. Leminsk foi influenciado tanto pelas técnicas ideogramáticas do movimento concreto quanto pela contracultura dos anos 60. Começou sai careira poética publicando poemas na revista do Zen e do haikai. Tinha conhecimento de língua japonesa, conseguindo traduzir do original. E nos anos 80 publicou uma biografia de Boshô – A lagrima do se tornou muito popular e ajudou muito a divulgar o haikai.

Os poemas de Paulo trás consigo uma mensagem que ressalta aspectos da natureza ambiental e humana, a fim de levar ao leitor a importância de refletir sobre questões as humanas, tanto num âmbito da natural (natureza), quanto à esfera humanista (sujeito), tomando como exemplo a vida da natureza e a sua relação com o ser - humano, a qual ambos habitam no mesmo meio, dando ênfase também para vida cultural, intelectual e espiritual do homem que se dão por meio da consciência individual de todo individuo, que por sua vez possui princípios e valores. Esses conceitos quando expresso por via da conduta moral, em função da própria ação do sujeito ganha uma reação que pode atingir a natureza ao o próximo (sujeito) de uma forma maléfica ou benéfica.

Função poética

”É aquela que enfatiza a elaboração da mensagem, de modo a ressaltar o seu significado, produzindo assim a mensagem artística”. (Linguagem e Literatura Faraco & Moura) Ed Ática Brasil.

Sendo assim, Leminsk através das suas poesias de haikai nos trás uma critica construtivista e libertadora, construtiva no sentido de que cada verso da sua poesia é um seguinificante, e o leitor a dará o significado coerente ou tema sugerido. A obra de Paulo é uma ferramenta que desvencilha o sujeito dos poemas retóricos (ideológicos) que visam somente benefícios para o autor e uma determinada classe ou grupo social. Leminski faz da poesia um canal de interação social, abrindo portas e janelas do conhecimento do humano, proporciona para leitor a visão panorâmica e clara de mundo e da sociedade, levando o sujeito a ter discernimento para compreender o sentido e o significado da vida social, cultural e política através da arte.

dj superschock

Carlos Alberto | www.superschock.blospot.com

Nenhum comentário: