terça-feira, 12 de julho de 2011

Fetichismo do Objeto de Consumo

Numa sociedade capitalista, cada atividade e produto participam do mundo e da lógica dos objetos de consumo. A própria linguagem que propicia a transmissão do sentido dessa atividade e desse produto ao público é a linguagem do mercador: esta forma de linguagem mercantilista é a forma geral da troca.

A atividade e o produto de comunicação não podem ser diferentes e escapar das relações sociais dominantes. A fim de estabelecer a forma mercantilista das comunicações, fazer dessa forma uma atividade natural, isto é uma forma que seja realizada sem que os dominados (ou seja, os receptores) suspeitem da identidade dela como sendo um instrumento de dominação, controlado por determinada classe – os meios de comunicação têm de passar através de um processo de fetichização, semelhante àquele a que todas as atividades e produtos estão sujeitos. Sob a influência desse fetichismo, seres vivos são transformados em coisas (fatores de reprodução) e coisas começam a assumir qualidade de seres vivos. Dessa maneira, o dinheiro trabalha, o capital produz e, conseqüentemente, os meios de comunicação agem.

Pagina 17

Livro Comunicação & Poder
2.3.1 - Fetichismo do Objeto de Consumo.

Pedrinho A. Guareschi


Supershock, live Supershock, dj set Supershock, download Supershock, professor Supershock, dr. Supershock, jornalista Supershock, mission, missinon, www.soundcloud.com/supershock, www.souncloud.com/punkd

Carlos A | www.superschock.blogspot.com



Nenhum comentário: