...O que exatamente ensinava
Sócrates nessas aulas?
Uma de suas observações mais
evocadas é “A vida que não é examinada não vale a pena ser vivida”...
Esta é uma atitude de um
intelectual com tempo disponível. Os gregos tiveram tempo livre para pensar em
beneficio próprio e chegar às suas próprias conclusões.
Trecho do Livro: Sócrates em 90 minutos
Jorge zahar Editor
Paul Strathern
Pagina 36
Momento da Morte de Socrates
Sobre a pessoa e
obra de Sócrates.
Sócrates (46-399 a.C.),
criador da dialética e considerado o homem mais feio de Atenas, passou tanto
tempo falando de filosofia que jamais conseguiu escrever coisa alguma:
“Nada sabendo, o que poderia
eu escrever?”, ruminava o filosofo.
O filosofo Sócrates
percorria pelas ruas de Atenas indagando os atenienses sobre questões da vida
bem como: o que é o amor, virtude e justiça? O filosofo questionava os cidadãos
de Atenas a fim de que através da dialética (dialogo) o próprio sujeito
indagado, chegasse a uma conclusão com a sua própria resposta, pois segundo
Sócrates todos tinham a capacidade do saber e para isso o exercício da reflexão
era fundamental.
Sócrates levou os atenienses
a refletir a vida em todos os aspectos, bem como: existencial, cultural, moral
e a ética. A atitude de indagar do filosofo, ficou mais tarde conhecida por método socrático, técnica que investiga
através do dialogo, conduzindo o aluno a um processo de reflexão e descobertas
dos próprios valores.
As indagações do filosofo
colocavam em risco as estruturas religiosas e políticas dos gregos, pois a
filosofia de Sócrates colocava o saber racional no centro de todas as coisas,
aonde o homem não mais ficaria a mercê do saber pré-concebido, e passaria a
refletir a vida com base na “virtus”, uma qualidade particular do sujeito, uma
disposição estável em ordem a praticar o bem.
Por conta disso Sócrates foi
acusado de desviar a conduta dos jovens e por blasfemar contra os deuses atenienses.
Essas acusações o sentenciaram à morte.
Texto/Carlos. A
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