quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Profissão ou estilo de vida?




Fim dos anos 50 os “Sound System” Jamaicanos criam uma nova forma de entretenimento público, em Kigston, Jamaica. Os promoters, que se auto-donominavam DJs, realizavam grandes festas nas ruas centradas em torno do DJ, chamado “selector”1974 O DJ Jamaicana Kool Herc considerado o “avô da cultura hip hop” desenvolve uma técnica chamada de breakbeat, que envolveu a mistura de 2 discos idênticos para estender o segmento instrumental rítmico, ou a ruptura. Turntablism, a arte de utilizar toca-discos não apenas para tocar música, mas para criar novas músicas inicia-se nesta época.

Essa é uma das muitas histórias que deram origem a o DJ. Além de ser uma das profissões mais bem remuneradas atualmente no mundo, ser um DJ é ter um estilo de vida diferenciado, Sou Dj aproximadamente a 12 anos, comecei bem cedo, desde muito jovem eu já corria de serviços braçais não tinha habito de acorda cedo como as demais pessoas, meu sonho era trabalhar com música, porém me deparei com uma realidade dura, o Brasil não da auxilio e não investe como deveria na cultura Brasileira em seus diversos aspectos, sendo assim abri mão de algumas das minhas particularidades e de várias outras coisas que um jovem normalmente faz como: o futebol de final de semana e a brejinha gelada, pra ter mais tempo para me dedicar e realizar esse sonho.Hoje sou o primeiro ou um dos DJ Brasileiros que tem o registro da profissão na carteira de trabalho, parece engraçado mas é verdade.Ser um DJ é ir além de tocar músicas para as pessoas dançarem, ser um DJ é marca momentos, fases da vida de alguém através da música, é trazer o clima ideal para festa, é estar de acordo com a situação, é fazer a galera se divertir, é quebrar barreiras, é ir além da FM, é tendênciar, é estar em sintonia fina, com tudo que é novo, lembrando que o novo na música pode ser o velho, ser DJ é andar não contra mão, é ir além do que FM oferece, é explora o desconhecido, é trazer a novidade átona, e depois sair andando em busca de novos horizontes.Cada Dj tem o seu estilo de música e de trabalho, o meu estilo é freestyle/estilo livre, curto fazer a linha vanguarda, trago para meu djset/seleção aquilo que ainda não existe em uma festa comum, adoro criar e inseri estilos diferentes dentro das minhas batidas quebras eletrônicas.
.
Atualmente trabalho com cultura, música dj/mc/produtor, moda/modelo, cinema/atuando, tv apresentando/atuando, Jornalismo cobertura/escrita.
.
Texto:Carlos Negrulho
Fotos: Fefeu (Publish/Artsplastic)
DJ Negrulho vs VJ Alexis (Embolex)
Festa: Cepacol

Nenhum comentário: