segunda-feira, 4 de maio de 2009

Sound System Ambulante @ Virada Cultural 2009.


SKA roOTS Dub
roCKStady DanceHALL
AFRObeat RAGGA
Original São Miguel Paulista Jamaica style



Sound System Ambulante
@ Virada Cultural 2009.
.
Domingo 03.05 dia de virada cultural, até pensei em ir, mas insegurança de passar uma tarde tumultuada não estava nos meus planos, fazer o que, não tinha bola de cristal para adivinhar se o evento realmente seria bacana. Optei por dar ouvido aos meus sentidos, e satisfiz minha alma, que clamava por refrigério.
Bom eu tinha algumas paltas na manga para cumpri, a virada era uma delas, como a da virada caiu, sai para fotografa alguns lugares memoráveis de São Miguel, as quais deram origem á cultura reggae no bairro, que por sinal é considerado a Jamaica brasileira. Ao termino da session fotográfica, me deparei com um sound-system “Sistema de Som” ambulante, sendo conduzido por uma figura muito conhecido da galera da região, carismático e sorridente eu me refiro a Iraque Jah 37 anos, vendedor de cd’s de reggae e suas vertentes há 3 anos.
Iraque é ex: vendedor de calçados, abandono ás vendas para fazer o que realmente gosta, uniu o útil ao agradável e desenvolveu uma forma de ganhar o pão de cada dia fazendo algo prazeroso, assim diz ele.
Conheceu o reggae no Maranhão, aonde o estilo é muito difundido, porém pego amor pela música, através das canções de Edson Gomes que é um dos ícones do estilo no Brasil. Esse sound system ambulante, a qual me refiro é um sistema de som de verdade, com posto de bateria de carro, potência e dois alto falantes de 16 polegadas, que tem capacidade de fazer uma festa na rua. Nesse sound ambulante, Iraque leva 700 títulos de artistas diferentes em cds, nos formatos mp3 e wave, é muito difícil perguntar sobre um artista ou álbum e ele não ter.
Bom eu estava em um propósito e acabei trombando essa figura, que inclusive eu só o conhecia de vista, engraçado que encontrei um brother que eu não imaginava ver naquele momento, Rafilsk foi compras alguns cds, aproveitei essa essa ponte é também parei conhecer o Sound system ambulante. Iraque termina o nosso bate bapo dizendo: que o reggae é uma forma de ganhar a vida.

Textos/ fotos: Carlos Negrulho

Um comentário:

CristalHui disse...

Se o reggae é uma forma de ganhar a vida, a minha tá ganha!


Gostei do post

Beijos