domingo, 11 de outubro de 2009

Silêncio


Silêncio.

O silêncio disciplina a audição, que é um dos sentidos. Ao ouvir, o entendimento é preciso, o emissor emite para o receptor uma mensagem já produzida, seja ele um material alterável ou algo já definido e inalterável.

O receptor não tem a mesma a mesma responsabilidade que o emissor, o ouvinte quando recebe a mensagem antes dele reproduzir, ele tem o contato pessoal, a qual ele discerne e vem a decidir se vai reter, reproduzir ou criar algo a partir da mensagem que lhe foi enviada.

Quando se esta em silêncio, se ouve diversas vozes, porém o ouvir permite um entendimento da onde vem as vozes e quais são as suas intenções. Toda voz vem com uma mensagem que indica algo. A audição quando treinada para identificar vozes, tem a habilidade em selecionar aquilo que convém o emissor a reter e utilizar, seja reproduzindo ou produzindo a partir.

A ausência da fala contribui na dinâmica da visão, que passa a trabalhar com uma visão panorâmica, tendo acesso sobre tudo que compõe o olhar.
O oculto passa a ser visto pelos olhos naturais, se tornando real aos olhos humanos, daí surge os ternos: visão além do alcance, terceira visão, visão sobre natural, visão de águia e por ai vai.

A compreensão da reação, antes da ação se torna uma habilidade, um exercício de pensar “sentir” e agir em seguida, ao em vês de agir para obter a reação desejada “o sentir”.

Ouvir é projetar, falar é por em pratica, sendo assim, quando é a hora de falar, e quando é a hora de ouvir?


Texto: Carlos Negrulho
Foto: Marcio Martins

Um comentário:

Unknown disse...

o silencio faz parte do treinamento... vc descreveu muito bem o processo, isso significa que estás entendendo o essencial... =)

e tens razão qdo diz que o emissor tem mais responsabilidade que o receptor... e o que recebe precisa decidir se vai passar adiante ou não... mas as vezes não há tempo, então o emissor precisa agir segundo o comando que recebeu e não terceirizar a coisa, senão corre-se o risco do tempo passar e algo no Reino não ser liberado...

'quem tem ouvidos ouça'...

bjs