sábado, 10 de abril de 2010

Discernimento


Em um mundo informatizado e tão complexo, o que nos resta são o conhecimento e o entendimento, nos dias atuais é ariscado abrir as janelas da alma “porta de entrada e saída dos sentidos” para discernir e compreender o mundo.

Comprometer o sentimento com questões que não produz frutos para a área sentimental amarra o sentimento nos estigmas que impedem o crescimento pessoal.

Devido a tantos conflitos na alma, o entendimento se torna vulnerável a qualquer situação “tanto faz, como fez”, mas a alma não deixa de ter os seus constantes questionamentos, e suas manifestações de mal-estar quando se depara com o novo.

Em meio tantas guerras e conflitos na mente, a válvula de escape acaba sendo os Insights da vida “discernimento, revelação, iluminação”, evento que ocorre espontaneamente em qualquer momento na mente humana.

O insight não pode ser considerado algo normal, que pode ocorrer a qual quer momento, ele tem a sua importância e um sentido abstrato na vida do ser humano. Ao momento que em que esse evento acontece a visão é aberta em uma dimensão global e geral do que o cérebro esta codificando, possibilitando ver a situação por fora.

Quando se quer mudar um sistema é necessário fazer parte dele para saber do sobre a sua forma de funcionamento e como pode alterá-lo.

No caso do Insight a dinâmica do raciocino nesse sentido é externa, pensa e reflete de fora para dentro “olhar para dentro de si, ou da circunstância” e estudá-la de fora, pra depois retorna ao problema com uma solução.

O Insight não trás respostas, ele simplesmente surge com uma opção, mais uma idéia, outra forma que possibilita organizar alguns pensamentos abstratos que não se encaixam uns aos outros.

Discernir o momento é um ato de inteligência, os instintos se submetem ao saber, o levando a uma atmosfera criativa para estabelecer ações com sabedoria para responder ao problema, ou á uma nova situação.


Txto/FotoEdit: Carlos Alberto

Nenhum comentário: