quarta-feira, 21 de abril de 2010

Iniciação Cientifica


Os tempos modernos estão nos permitindo mais informações do que os nossos cinco sentidos permitem.

A ciência tem um papel fundamental no que nos diz respeito a fenômenos naturais, sendo ela um conjunto de conhecimentos adquirido através de buscas e pesquisas, ou seja, um processo, uma dinâmica que nos leva ai saber e descobrir.

Os fatos são conectados para novas descobertas, todo conhecimento adquirido deve ser agregado a outros conhecimentos, para se chegar ao entendimento concreto.

A criatividade também faz parte desse processo, tudo que foi vivenciado ao logo da vida; dos estudos e pesquisas, todos esses aspectos contribuem com essa dinâmica. A formação acadêmica anda junto com a formação pessoal.

Ser cientista é ter curiosidade, é seguir a intuição, é ariscar, é lidar com a frustração todos os dias, é ensinar o discípulo ser melhor do que o mestre, é trocar idéias, é ver o que estão produzindo por ai.

A pesquisa é uma função social, que contribui na construção do conhecimento, e também soluciona possíveis problemas e satisfaz curiosidades. O verdadeiro pesquisador, não retém os conhecimentos adquiridos, seja na música, arte, religião, cultura, ciência.


Texto: Carlos Negrulho

Nenhum comentário: