terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Imaturidade


Imaturidade...

Quando o sujeito é imaturo? Quando ele deixa de se comportar como adulto, e passa a se comportar como criança.

O que é a imaturidade se não a falta de experiência. O termo (imaturo) é muito associado à fase da adolescência, onde jovem se depara com uma nova realidade que muda todo o seu conceito de vida e mudanças diárias como na conduta moral, física e psicológica surgem em todo tempo.

Quando falamos em moral, estamos falando das ações humanas, que consistem em gestos e expressões. Todo ser humano age com forme os seus princípios, e é torna-se diferenciado por eles.

Por exemplo, uma criança age conforme os seus pais, pois eles além de serem os seus primeiros educadores, são também figuras referenciais.
Posteriormente ao período de educação somente com a presença dos pais a criança passa a ter contato com outras figuras bem como os educadores (creche, escola).

A creche e a escola cumprem um papel fundamental na formação da criança, pois ambos dão suporte e potencializam aquilo que a criança trás como experiência e conhecimento, contribuindo de uma forma fundamental para que a criança seja futuramente um adulto consolidado.

Poucos sabem, mas o corpo fala, e além de falar, emite o tempo todo sinais que mostram as sua personalidade, conduta e princípios. Sendo assim o corpo passa a ser uma das maiores preocupações do adolescente.

Mesmo sabendo que cada um tem uma genética diferente, o adolescente se baseia no perfil de beleza proposto pela sociedade de onde vive, e pelos meios de comunicações em que tem contato como: televisão, radio, jornal, revista e internet.

A partir de agora o jovem passa a conhecer o infinito mundo das escolhas, onde o sujeito pode fazer as suas escolhas coerentes aos princípios adquiridos da família, escola etc, ou optar pelo ao contrário, fazer da maior idade uma forma de se tornar totalmente independente dos conceitos anteriormente lhe proposto.

A maior idade permite o jovem se responsabilizar pelas suas ações, onde seu comportamento daqui em diante deve ser expresso de tal forma que sirva de exemplo para o outro. Ou seja, todas as suas ações devem ser muito bem articuladas antes de serem expressas, pois conforme o jovem agir, os seus princípios, desejos, intenções ficarão explicitas a todos aqueles que o cerca.


Texto/Carlos. A

Nenhum comentário: