sexta-feira, 12 de março de 2010

Skate | Tempo - Modo - Propósito

O skate se tornou um grande mercado, foi além da onde imaginávamos, aquilo que nasceu de uma forma artística e criativa, a fim de proporcionar aos adeptos um viver diferenciado, se divertindo e manifestando expressões da alma em manobras. A sociedade é conduzida por diretrizes que tem como principio conduzir a população a caminhar em um molde, que leva a todos viverem em um sistema.

Antes de você vir ao mundo já havia outras pessoas compartilhando o mesmo espaço e buscando formas de se viver, uns pensavam, outros escreviam, outros ouviam, outros sobreviviam conforme a demanda, outros somente viviam independente do tempo, forma e do modo.

Há muito tempo atrás, na década de 60 havia diversas grupos alternativos um deles eram os caras que andavam sobre as ondas da praia através de longas tabuas de madeiras que logo se tornaram conhecidos como surfistas.

Essa galera sem premedita remava contra a maré das diretrizes daquela sociedade “Califórnia”, em quanto boa parte da sociedade estava voltada ao trabalho rotineiro em busca de crescimento econômico pessoal, havia outro grupo que passavam parte do dia nas praias pegando onda, outros o dia inteiro.

A sociedade até hoje não compreende essa pratica, são dois mundos totalmente diferentes.

A sociedade não tem tempo pra analisar e pensar sobre esse modo de vida. Pois analisar um comportamento ás vezes requer entrar dentro dele.

Aqueles que caminham sobre as ondas, através de grandes tabuas, se preparam para andar sobre elas, sabem que não é qualquer pessoa que tem sensibilidade de caminhar por esse caminho.

Antes de andar sobre as ondas deve haver um preparo físico e psicológico, esses que andam sobre as águas, caminham sobre elas primeiramente com os olhos, buscam um entendimento de como o por qual lado entra, andam sobre a areia para sentir o solo da terra firme, se alimentam, pois andar sobre muitas águas requer energia, se vestem a caráter, pois andar sobre as ondas exige cuidados.

Na mesma época no início da década de 1960 os surfitas da Califórnia na cidade de Los Angeles sentiram a necessidade de caminha pelas ruas, mas com a mesma sensação de caminhar sobre as águas, por que nem sem o mar estava pra onde e em uma fase de marés baixas e seca na região.

As longas tabuas de madeiras que serviam para surfar passaram a ser utilizado no asfalto, ás pranchas ganharam um novo formato com quatro rodinhas com rolamentos e dois trucker “enchos”, e nasce o sidewalk surf o (skate).

Invisible Boards by Spike Jonze

Spike foi muito feliz em seu vídeo Invisible Boards, que retrata tudo aquilo que um leigo não consegue ver no lado interior desse modo de vida, ele conseguiu mostra através de imagens a sensação de ter total controle sobre o solo, e fazer os seus próprios caminhos e escolhas.

Texto: Carlos Negrulho

Nenhum comentário: