terça-feira, 2 de março de 2010

Totó Severo - Mundo de Mascaras

Jailton Severo (Totó) é um dos grafiteiros mais conceituado de São Paulo, entre muitos trabalhos e projetos, como tatuador, artista plástico e ilustrador Severo assina com a marca Vivenllut clothing uma série de camisetas que leva o nome de "Mundo de mascaras".

Jailton em um breve bate-papo fala um pouco sobre a sua história, influências, trabalhos, projetos, música, moda e futuro.

Recycle: Quando começou e por que o desenhar?

Totó: não sei quando comecei mais me lembro de estar rabiscando antes de escrever, me lembro de desenhar na sala de aula na primeira série, e me lembro de ficar horas e horas trancado no meu quarto desenhando na adolescência e minha mãe achando que eu tinha algum problema e que eu devia procurar um emprego, nunca ninguém achou que isso poderia ser o meu trabalho. Acho que na realidade não escolhi o desenho ele já nasceu comigo ele que me escolheu.

Recycle: O que é melhor, arte como forma de trabalho ou como estilo de vida?

Totó: Como estilo de vida é claro, pinto só quando eu quero, quando tenho vontade e quando preciso expressar algo que estou sentindo, já na tatuagem tenho que cumprir uma agenda, gosto muito de tatuar mais ás vezes é como qualquer outro trabalho e tenho que desempenhar uma função mesmo quando não estou a fim, pois tenho um compromisso com um cliente em um determinado horário agendado, mais acho que o ideal é trabalhar em uma coisa que você gosta para se expressar o menos possível. mais desenho é minha vida com grana ou sem grana sempre vou rabiscar.

Recycle: Qual esporte você pratica, e qual ligação que ele tem com a sua arte?

Totó: Já pratiquei skate, hoje não com muita freqüência, o tempo e as responsabilidades atrapalham um pouco, mais não sei se ele tem alguma ligação com coisas que desenho, talvez por ser da rua como o graffiti que é outra coisa que também já produzi mais algum dia

Recycle: Técnica ou espontaneidade?

Totó: Espontaneidade mais muita dedicação=técnica

Recycle: Grafite e arte urbana andam juntos com a moda? Fale sobre a dinâmica entre a arte urbana e a moda?

Totó: Tudo que vem da rua influencia a moda, a rua é uma fonte de inspiração muito grande, e de uns tempos pra cá ele esta muito forte em desfiles de grife, estampas e etc. sei lá se isso é bom, o graffiti não é mais tão underground como antes , assim como a tatuagem não é mais coisa de vagabundo e puta como era visto antes, é a evolução , talvez as pessoas estejam mais educadas em relação ao underground ou talvez só querem beber dessa fonte pra fazer o que realmente interessa pra elas que é ganhar dinheiro, o bom nisso é que o artista pode lucrar algum com a arte dele e pagar umas continhas ... rs

Recycle: Quais as mídias e ferramentas que você utiliza para divulgar a sua arte?

Totó: A mídia mais rápida e poderosa que existe. Que pode te levantar ou te destruir... "a fofoca", deixem que os outros falem de sua arte, rs, eu acho que o que acontece com quem produz arte é que tem que ficar se autopromovendo a todo instante, tem cara que aparece mais do que a própria arte dele, particularmente eu não gosto desse tipo de divulgação, eu falo da fofoca na divulgação com uma certa ironia , mais é claro que quando as outras pessoas falam bem do que você faz é porque esta no caminho, porque é difícil alguém falar bem de uma coisa nos dias dominado pela inveja e falta de competência de alguns, uso internet como todo mundo mais quanto menos aparecer minha pessoa melhor, sou feio pra caralho e não sou modelo, na minha arte não passo de uma assinatura.

Obs: não quero que censurem meus palavrões viu...

Recycle: Qual é e trilha sonora perfeito para se ouvir quando esta produzindo no atelier, ou no I-pod pintando nas ruas?

Totó: Depende do dia. no meu ipod tem de tudo desde steve wonder a nofx, desde cascatinha e inhana a specials, desde at the drive-in a hepcat, sou bem eclético em relação a musica e não gosto muito do silencio extremo , sempre estou ouvindo algo , quando estou pintando ou tatuando.


Considerações finais:

Totó: Faça o que tem que fazer, sem se importar com a opinião dos outros ou com a grana que se ganhe, se for verdadeiro vai chamar a atenção, eu faço arte então posso falar de arte, desenho, não é pra ficar falando é pra fazer, e rabisque até ter um estilo o menos parecido com o dos outros, porque copião tem um monte por ae, eu vou continuar produzindo minhas coisinhas ganhando grana ou não por que isso sempre fez parte da minha vida, ás vezes estou sem pintar na rua mais garanto que trancado estou produzindo algo. Abraço pra quem respeita meu trabalho sempre fez parte da minha vida.


totosevero@yahoo.com.br

www.flickr.com/photos/totosevero

+5511 9912-5455


Texto e entrevista: Carlos Negrulho

Um comentário:

Unknown disse...

Esse cara é um puta artista, crescemos juntos e hoje um pouco longe, com as grandes responsabilidades que temos, fica aqui o registro e um abraço.
William F. Souza (CEGUINHO).